Coordenadoria de Diplomas

Revalidação e Reconhecimento de Diplomas

Estudantes que concluíram cursos de graduação e pós-graduação (mestrado ou doutorado) no exterior, poderão solicitar, respectivamente, a revalidação e reconhecimento dos seus diplomas para aplicação em território nacional, de acordo com a Portaria Normativa nº 22 de 13 de dezembro de 2016.

A Revalidação é voltada para o registro de diplomas de graduação e deverá ser conduzida por universidade pública brasileira, que tenha curso igual ou similar reconhecido pelo Ministério da educação (MEC).

O Reconhecimento é voltado para o registro de diplomas de pós-graduação stricto sensu e deverá ser conduzido por universidade brasileira, que tenha curso igual ou similar reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Para solicitar Revalidação ou Reconhecimento, o interessado deverá acessar a Plataforma Carolina Bori, onde é possível obter informações a respeito das Instituições de Ensino Superior e cursos envolvidos, além de informações relevantes para o estabelecimento de políticas de internacionalização da educação superior brasileira.

A Unifesp e seu corpo acadêmico estão discutindo como aderir à Plataforma e atender a todos os interessados futuramente.